15 de maio de 2009

Vitor Baranauskas Radiações ELetromagnéticas no Ser Humano


Excelentíssimo Procurador da República
Senhor Steven Shuniti Zwicker.

Procuradoria da República de São Bernardo do Campo
Rua Bafin, n° 02
Centro – São Bernardo do Campo - SP
e-mail – prm_sbernardo@prsp.mpf.gov.br

Tutela coletiva n° 1.34.011.000027/2009-86

 EFEITOS DAS RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS EMITIDAS PELAS TORRES DE MICROONDAS E TELEFONIA CELULAR NA SAÚDE HUMANA

Vitor Baranauskas -Físico, Professor da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, de Semicondutores Instrumentos e Fotônica, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

1 - O CORPO HUMANO COMO ANTENA RECEPTORA
O corpo humano é um mecanismo biológico extremamente complexo e, do ponto de vista elétrico, apresenta estruturas de alta conduditividade iônica e eletrônica como por exemplo as redes de neurônios, os fluidos sanguíneos, o liquor cerebral, etc.. Por sermos bípedes, isto é, andarmos na posição vertical, funcionamos também como ótimas antenas receptoras para absorção da radiação eletromagnética. A eficiência da absorção vai depender principalmente das dimensões físicas do corpo e do comprimento da onda da radiação emitida no espaço livre.
Podemos modelar o corpo humano considerando pelo menos quatro diferentes dimensões: a altura de corpo inteiro (relacionada ao sistema circulatório e ao sistema linfático) , o comprimento da coluna vertebral (por onde circula o líguor céfaloraquiano) a distância cabeça-pescoço (relacionada a barreira hematoencefálica, distribuida no encéfalo e medula espinhal) e as dimensões da caixa craniana.É importante ressaltar que cada ser humano têm dimensões diferentes, e que estes valores variam muito, comparando-se por exemplo, uma pessoa adulta e um bebê. Como a telefonia celular emite radiação com comprimentos de onda entre 33,7 cm e 36,3 cm, pode-se concluir que estes valores coincidem com a ressonância, isto é, a maior absorção na caixa craniana e na barreira hematoenefálica de pessoas adultas, ou na radiação de corpo inteiro em bebês.
É importante observar também que várias crianças e adultos possuem também próteses e válvulas, as quais também funcionam como antenas absorvedoras.
Uma vez absorvida, a radiação eletromagnética influencia diversos mecanismos de bio regulação como por exemplo, a temperatura corpórea, a taxa de hormonal, a ativida-de celular ( Replicação do DNA, atividade das mitocôndrias, difusão nas membranas celulares,...) etc.. As alterações vão depender principalmente da frequencia da radiação e da  frequência de vibração natural das estruturas, células, ou moléculas, além da intensidade dos campos elétrico e magnético.Diferente-mente das radiações de fonte naturais como por exemplo o Sol, a radiação eletromagnética produzida pelas antenas têm coerência de frequência da radiação absorvida com alguma frequência de vibração própria em algum órgão, tecido ou fluido do organismo humano, os resultados poderão ser catastróficos.
2 - HIPERTEMIA
As microondas, ao serem absorvidas pelo organismo humano, geram aquecimento, ou seja, aumentam a temperatura corpórea.Este aquecimento não é homogêneo pois os tecidos ou órgãos têm diferentes taxas de absorção específica (TAE).
A temperatura final depende também da capacidade de dissipação da energia absorvida, e está relacionada com a capacidade de termo-regulação de cada um destes sistemas, assim como das condições fisiológicas de cada indivíduo.
Um exemplo simples para ilustar é o problema do "frango no microondas". Pode-se observar que o frango preparado no forno de microondas doméstico pode ter o seu interior completamente cozido enquanto que sua pele continua crua. Isto ocorre porque a pele, por ter muito pouca água, têm uma TAE muito menor do que as partes internas do frango, e como consequência, ainda não está cozida quando, comparativamente, o interior do frango já está pronto.
Da mesma forma, um indivíduo, exposto à radiação de microondas poderá sofrer queimaduras internas sem que nenhuma transformação visivel possa ser diagnosticada em sua pele.
Um exemplo clássico de termo-regulação é dado pela comparação entre o coelho e o cão de caça. O coelho tem uma velocidade muito maior do que o cão, mas seu nariz, responsável pelo resfriamento do sangue é muito curto, comparado ao do cachorro. Se o coelho não encontrar um esconderijo rápido ele rapidamente desmaia e é alcançado pelo cão.
Dependendo da saúde do indivíduo, da potência de microondas e da região do corpo em que ela é absorvida, a hipertemia pode ser "aparentemente" reversível ou não. Em outras palavras, um sujeito saudável submetido a uma baixa densidade de radiação de microondas terá um aumento de temperatura corpórea, a qual poderá voltar aparentemente ao normal quando o indivíduo se afasta da fonte de radiação. "Aparentemente" neste caso, quer dizer que macroscopicamente o sistema corpóreo restabeleceu seu equibíbrio, sem o desenvolvimento de uma patologia associada.Entretanto, microscopicamente, sabe-se lá quais e quantas estruturas biológicas foram danificadas ou não.
Os efeitos térmicos provocados pela radiação de microondas também contribuem para a alteração psicológica do indivíduo podendo provocar alterações de comportamento e fadiga. Portanto, não há nenhuma dúvida na literatura científica de que a hipertemia provocada pelas radiações eletromagnéticas é potencialmente prejudicial à saúde humana. Quando se encosta em um objeto quente nossa ação espontânea é nos afastarmos sentimos visualmente quando a temperatura é quente infelismente não temos nenhum receptor no organismo para detectar a radiação eletromagnética, a qual também é invisivel. Além das possíveis doenças provocadas pela hipertemia, a radiação eletromagnética também pode provocar ou-
tras patologias e nestes casos em níveis de radiação muito mais baixos do que os detectados pelos efeitos térmicos.
3 - CATARATAS
O olho humano é um órgão extremamente complexo formado pela córnea, humor aguoso,cristalino,humor vítreo, retina, nervos ópticos e músculos.A proteina estruturas da córnea e da lente é o colágeno, que é basicamente a mesma molécula que forma os ossos, por exemplo. Para que a córnea e a lente possam ser opticamente transparentes a moléculas de colágeno são orientadas de forma bastante complexa e específica, com uma hidratação entre as moléculas bem definida.A água e o colágeno também são os componentes do humor aguoso e do humor vítreo. A córnea e o cristalino são portanto muito delicadas e que devem estar sempre bemm hidratadas. A função do piscar da pálpebra, por exemplo, serve principalmente para garantir a umidade da superfície da córnea. A irrigação sanguinea nestas estruturas é ausente pois a vascularização prejudica a transparência dos mesmos.
Portanto, no caso da córnea e do cristalino, existem dois fatores que potencializam os danos da radiação de microondas,
que são: a necessidade de hidratação e a baixa irrigação sanguinea. Outro aspecto importante é a dificuldade de regeneração destes tecidos quando desidatrados. Com a eliminação da água, as fibras de colágeno se aproximam e enrolam-se entre sí formando uma adesão molecular característica que lhe garantiam a transparência óptica e passam a ter um esbranquecimento ( opacidade) , cuja transparência é irrecuperável.
Os processos de catarata podem ocorrer também devido a mecanismos de iniciados por outros fatores, como por exemplo problemas vasculatórios, deficiência imunológica, envelhecimento etc. Pessoas que já tenham estas deficiências vão ter também os efeitos da radiação de microondas somatizados.
4 - CÂNCER
As células humanas em um indivíduo saudável estão em constante reprodução pois este processo representa a vitalidade que envolve o crescimento, o desenvolvimento e manutenção dos diversos órgãos, tecidos, ou fluidos do corpo. As células que cumpriram seu tempo de vida ou que foram danificadas por agressões internas ou externas ao organismo são substituidas pelas novas. As informações para que a células se reproduzam estão basicamente contidas em seu DNA, na quantidade de gens ou da morfologia. Se o sistema de auto-defesa (sistema imunológico) do indivíduo estiver atento, esta célula "diferente" será descoberta e destruida. Se isto não ocorrer, as células "diferentes" terão a possibilidade de se reproduzir, formando uma grande quantidade de células "diferentes" as quais podem se disseminar para outras partes do corpo ou formar aglomerados, denominados tumores. Os aglomerados de células "diferentes" vão agir como partes de um corpo completamente estranho ao corpo do indivíduo original, provocando alterações irrecuperáveis na fisiologia das partes envolvidas. Como consequência final, se não houver tratamento, levarão o indivíduo à morte.
O processo de multiplicação não controlada de células "diferentes" é denominado de neoplasia. As células 'diferentes" são chamadas de "células tumorais malignas" quando a sua atividade multiplicativa é bastante intensa e invasiva.
Em resumo, os fatores principais que podem desencadear o câncer são as alterações do DNA e a deficiência do sistema imunológico. E, infelizmente tanto um quanto o outro podem ser alterados pela radiação eletromagnética.
Com o as células humanas possuem funções diferenciadas (para constituir os diferentes tecidos e õrgãos do corpo) a reprodução das "células malignas" pode ocorrer em regiões localizadas (pele,seio,cérebro,figado etc.), nos fluídos (sangue) ou em todo o corpo (metástase). Consequentemente, os efeitos da radiação eletromagnética também serão diferentes, nas diferentes partes do corpo.
O uso de uma antena de um telefone celular próximo à cabeça,certamente trará maiores conseguências da radiação sobre as regiões do cérebro e aos nervos da mão que segura o aparelho) do que às outras partes do corpo.Devido a este mo tivo o risco de câncer cerebral deve ser maior em usuários de telefone celular. A dificuldade de comprovação direta entre a radiação de microondas do celular e o câncer cerebral é a óbvia impossibilidade ética de se utilizar cobaias humanas
Mas, na prática, os usuários atuais infelizmente têm sido "cobaias desta tecnologia".
É importante lembrar que no cérebro humano estão localizadas as hipófise e a pineal, que são glândulas responsáveis pela secreção de dezenas de hormônios, esteróides ou não. Estes hormônios influenciam diretamente as funções celulares assim como diversas funções fisiológicas e até psicológicas do ser humano. Portanto através da disfunsão dos mecanismos hormonais, a incidência de radiação no cérebro pode levar a diferentes mecanismos de ativação celular que podem originar células "diferentes" em outras partes do corpo, além do próprio cérebro.
As crianças que moram próximas das ERBs com a radiação de frequência de 900MHz,mesmo m níveis de 50uW/cm2,prejudica as fases do sono responsáveis pela memória e aprendizado.
As populações vizinhas das torres de microondfas existem estudos que verificaram o aumento nos casos de leucemia e da mortalidade associada em relação a proximidade entre as residências e antenas.
Finalmente, estudos epidemiológicos feitos em grupos de pessoas que são expostas à radiações eletromagnéticas devido a seu trabalho profissional, como operadores de radar de rádio etc., demonstraram que há evidência epidemiológica de alteração na razão entre as células brancas e células vermelhas do sangue,incremento da leucemia mielocítica crònica e leucemia mieloblástica aguda, aumento das malignidades no sistema hemapoetico/linfático, aumento da neoplasia do trato alimentar e aumento da incidência de câncer cerebral.
5 - MARCA-PASSOS, VÁLVULAS E PRÓTESES
Pacientes que sofrem de alguma arritimia crônica, difícil de ser controlada com remédios,têm necessidade de utilização de marca-passos, implantados em seu organismo. Os marca-passos são circuitos eletrônicos desenvolvidos para fornecer estímulos periódicos ao órgão necessitado.
O tipo mais utilizado é o marca-passo cardíaco mas existem também marca-passos para outras arritimias, como por exemplo as provocadas pela doença de Parkinson.Existem no mercado vários tipos de modelos de marca-passos, sendo os mais sofisticados aqueles que podem fornecer estímulos com várias frequências, em função da atividade física que o indivíduo esteja exercendo no momento. Os marca-passos possuem uma blindagem contra interferências eletromagnéticas mas devido às próprias características do aparelho a blindagem completa não pode ser realizada. Os fabricantes de marca-passos recomendam que seus usuários mantenham-se mais de 16 cm. Afastados de qualquer telefone celular. Outra recomendação é que também não carreguem o celular no bolso. Pacientes que tenham distúrbios não controláveis de hidrocefalia ou de hipertensão encefálica têm necessidade de implantação de válvula de drenagem do líquor. Estas válvulas, por
suas características, podem ter seu funcionamento interrompido por interferências com a radiação eletromagnética pois funcionam como ótimas antenas receptoras. Dificilmente esta interrupção do funcionamento será diagnosticada a tempo pelo médico. Pacientes com próteses metálicas também devem ficar atentos pois estas inte-ragem com a radiação eletromagnética a qual pode induzir processos bioquímicos de rejeição que não eram esperados para acontecer no tempo de vida útil previsto para as próteses.
Qualquer outro acessório médico-eletrônico utilizado internamente ou externamente, pode ser passível de mau funcionamento devido a interferência com as microondas do telefone celular. Outro problema é que estas interferências podem ser intermitentes, o que dificulta a identificação do seu mau funcionamento. nov/2008.

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
(11) 3017-7776 FAX (11) 3017-7754
e-mail esmp@mp.sp.gov.br


Professor Victor Baranauskas
Unicamp
(11) 5575-9043 (11) 5571-4590
e-mail simea@aea.org.br
vitor@dsif.fee.unicamp.br...

OBS:  O PROFESSOR VICTOR BARANAUKAS EM HIPÓTESE ALGUMA  UTILIZA   CELULAR.